sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Histórico do Fesival de Direitos




Foto: Kerlley Diane Santos

O Festival de Direitos nasceu da iniciativa de um grupo de alunos da Universidade Federal do Pará, que sob a coordenação do Prof. Dr. Luiz Otávio Pereira e impulsionados pela ideia de construir dentro da Universidade um fórum em que os direitos pudessem ser ampla e criticamente discutidos não só pela comunidade acadêmica, mas também pela sociedade civil e pelos diversos movimentos sociais, organizaram e realizaram a primeira edição do Festival, em novembro de 2008, com o tema A transversalidade dos direitos e a insurgência de novos direitos no século XXI.
O símbolo escolhido foi a canoa, pintada nas camisas e colocada no palco do auditório durante o evento. No ano seguinte mais uma edição do Festival foi realizada, com o tema Outros Direitos são possíveis? Resistências, Aporias e Paradoxos Políticos. Nos quatro dias do evento, foram realizados diversos painéis e uma Justiça feita de latinhas e uma malhadeira foram colocadas na entrada da Universidade. Este foi o último Festival coordenado pelo professor Luiz Otávio.
Desde 2010, o Festival passou a ser organizado pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Cabano (Najup Cabano). Nos últimos dois anos os temas foram Por um Direito Achado na Beira do Rio (2010) e Direito, Poder e Opressão nos (Des)caminhos da Amazônia (2011) . A experiência e o sucesso das quatro edições do Festival de Direitos levaram ao planejamento desta quinta edição com o tema Sujeitos Coletivos de Direito e os Limites da Democracia: por um Direito Achado na Beira do Rio e ao desafio de superar todas as expectativas anteriores e as dificuldades de consolidação do evento como um fórum anual de debates de direitos.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

V Festival de Direitos

O que é?

O Festival de direitos é um fórum surgido a partir da necessidade de debater os principais assuntos jurídicos e sociais da região de maneira crítica e teórica. É um evento que ocorre anualmente e teve início com estudantes e professores da Universidade Federal do Pará em Santarém. Sua programação é diversificada contando com exibição de filmes, oficinas temáticas e seminários/palestras/debates com professores/pesquisadores convidados.

Onde Acontecerá?

O Festival deste ano será no Hotel Amazônia Boulevard (Av. Mendonça Furtado, nº 2946 – Fátima) e Auditório Wilson Fonseca (Campus Rondon. Av. Marechal. Rondon, s/n – Caranazal) – UFOPA. As programações dos horários das 09h às 12h e das 15 às 18h (credenciamento, filmes e oficinas) ocorrerão no Hotel Amazônia Boulevard e pela parte da noite (19h às 22h) as mesas de discussão serão realizadas no Auditório Wilson Fonseca.

Quando? De 23 a 26 de outubro de 2012 (terça, quarta, quinta e sexta).

Quem pode se inscrever? Estudantes, professores e comunidade em geral.

Qual a carga horária? O evento dará o certificado com 28 horas complementares.

Qual o valor da inscrição? A inscrição terá o valor de 10 reais.

Onde me escrevo? No PCJ (Programa de Ciência Jurídicas) localizado no Hotel Amazônia Boulevard.
V Festival de Direitos