segunda-feira, 29 de setembro de 2014

DIÁLOGOS INSUЯGENTES (02-10-2014): À chegada do estranho: notas e reflexões sobre o impacto dos grandes projetos econômicos nas populações indígenas e camponesas da Amazônia

O Najup Cabano convida todos para mais um Diálogos Insurgentes no dia 02 de outubro, próxima quinta, no Campus Amazônia (Hotel Amazônia Boulevard), sala 309.

Participem! O texto base segue abaixo:

02/10 – MARTINS, José de Sousa. “À chegada do estranho: notas e reflexões sobre o impacto dos grandes projetos econômicos nas populações indígenas e camponesas da Amazônia”. In: HÉBETTE, Jean (org.). O cerco está se fechando. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 15-33.


Leitura ou Download no ISSUU:


(para fazer o download clique em Share e depois em download)

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

DIÁLOGOS INSUЯGENTES (25-09-2014): A FUNÇÃO SOCIAL DA TERRA: Terra: um direito à vida

Dando Continuidade aos Diálogos Insurgentes, o Najup Cabano convida a todos para o segundo encontro do MÓDULO II – A FUNÇÃO SOCIAL DA TERRA.


Participem! O texto base segue abaixo:


25/09 – MARÉS, Carlos Frederico. “Terra: um direito à vida”. In: MARÉS, Carlos Frederico. A Função Social da Terra. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris, 2003, p. 81-131.


Leitura ou Download no ISSUU:
(para fazer o download clique em Share e depois em download)



Leitura ou Download no Mediafire:


Leitura ou Download no Google Drive:

Programação Diálogos Insurgentes




segunda-feira, 15 de setembro de 2014

DIÁLOGOS INSUЯGENTES: A FUNÇÃO SOCIAL DA TERRA: A transformação da terra em propriedade - 18/09/2014




















Dando Continuidade aos Diálogos Insurgentes, o Najup Cabano convida a todos para o MÓDULO II – A FUNÇÃO SOCIAL DA TERRA.

Participem! O texto base segue abaixo:


MARÉS, Carlos Frederico. “A transformação da terra em Propriedade”. In: MARÉS, Carlos Frederico. A Função Social da Terra. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris, 2003, p. 17-79.


(para fazer o download clique em Share e depois em download)

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Diálogo Insurgente: O PÚBLICO E O PRIVADO NA DESTINAÇÃO DE TERRAS NO BRASIL

Dando continuidade aos debates sobre Ordenamento Fundiário e Política Agrária na Amazônia, o Najup Cabano convida todos a participar de mais um Diálogo Insurgente. 

O próximo Diálogo terá como tema “O PÚBLICO E O PRIVADO NA DESTINAÇÃO DE TERRAS NO BRASIL: uma análise sociojurídica”. 

O convidado dessa semana será Cândido Cunha, engenheiro agrônomo, servidor do Incra e pós-graduando do ICS/Ufopa. 

Data: 11.09.2014
Local: Sala 316, Campus Amazônia (Ufopa)
Horário: 18:00h


Participem! O texto base segue abaixo:

Resumo: Amplas análises demonstram como o processo de colonização da Amazônia a partir dos anos 1970 voltou-se para a implantação do grande capital na região, inclusive atraindo mão-de-obra para viabilizá-lo. Partindo daí e restringindo-se à região do Polígono Desapropriado de Altamira, no Pará, este artigo pretende detalhar algumas contradições dos programas de colonização que, apesar de normativas que
preconizavam o contrário, viabilizaram a instalação da grande propriedade em áreas originalmente destinadas à “propriedade familiar”. Três momentos principais serão abordados: a) a colonização oficial; b) os Projetos de Assentamentos (PAs) e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (PDS), vindos com o I e o II Plano Nacional de Reforma Agrária; e c) o Programa “Terra Legal”.