terça-feira, 22 de outubro de 2013

Local de inscrições do VI FESTIVAL DE DIЯEITOS

A comissão de organização do VI FESTIVAL DE DIЯEITOS vem comunicar que as inscrições para o evento estão ocorrendo normalmente no Campus Amazônia da UFOPA - hotel Amazônia Boulevard - na sala da Coordenação Acadêmica do ICS, localizada no segundo piso, próxima a escada do final do corredor.

Também estão sendo feitas inscrições durante a II Jornada Acadêmica da UFOPA, no campus Tapajós - Av. Vera Paz, s/n, Bairro Salé.

Lembramos que esta é a ultima semana de inscrições e que na semana seguinte haverão inscrições somente na segunda-feira. Na terça já começa o credenciamento pela parte da manhã e tarde.

Palestrantes VI FESTIVAL DE DIЯEITOS

Um resumo do currículo lattes de alguns dos ilustres palestrantes do festival deste ano:

Amadeu de Farias Cavalcante Júnior

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (1999). Defendeu tese de doutorado no início de 2009 pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Socias da UFPa, onde fez o mestrado (2004), ambos na área de concentração em Sociologia. Foi Bolsista da Capes e CNPq em ambos os cursos. Sua área de pesquisa foi desenvolvida dentro da linha de pesquisa em "Violência e Não-Violência nos Processos Sociais", ao qual o tema prisão, violência, sistema prisional, sistema de justiça criminal e segurança pública se constiuem em debates nos projetos pesquisados. Foi bolsista de pós-doutoramento pelo PRODOC/CAPES, vinculado ao programa de pós-graduação em Ciências Sociais(PPGCS/UFPa) no ano de 2009. Atualmente é professor Adjunto do Programa de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Oeste do Pará, na área de Sociologia Jurídica.

Edmundo Lima de Arruda Junior

Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1978), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981) e doutorado em Sociologia - Université Catholique de Louvain (1991), pós doutorado em sociologia do político na Universitè Paris 8 Saint Denis (1996), pós doutorado em sociologia na universitè Paris X Nanterre (2009) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros, coordenador geral do Instituto de Estudos e Pesquisas, presidente honorifico - Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina e presidente do Instituto de Pesquisas Jurídicas. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em sociologia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do sistema judicial e sociologia da educação jurídica.

José Humberto de Góes Junior

Doutorando em Direito pela Universidade de Brasília; Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba; professor assistente da Universidade Federal de Goiás; advogado com atuação em movimentos sociais; tem experiência em pesquisa sobre extensão universitária, educação jurídica, direitos humanos, epistemologia e filosofia latino-americana, direitos da criança e do adolescente, cidadania, acesso à justiça, democracia e poder judiciário.

Luiz Otávio Corrêa Pereira

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará (1991), graduação em Ciencias Sociais pela Universidade Federal do Pará (1994), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Pará (1997) e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Pará (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito.

Ricardo Prestes Pazello

Professor de Antropologia Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Doutorando em Direito das Relações Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (PPGD/UFPR). Mestre em Filosofia e Teoria do Direito pelo Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGD/UFSC) como bolsista CAPES. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Programação VI Festival de Direitos - 2013

VI Festival de Direitos - 2013 - Por que Estudar Direito Hoje?

VEM AÍ O VI FESTIVAL DE DIREITOS 2013
Entre os dias 29 de Outubro e 01 de Novembro de 2013, a Universidade Federal do Oeste do Pará, no Campus Rondon, sediará o VI Festival de Direitos, com o tema: “POR QUE ESTUDAR DIREITO HOJE? Por um Direito achado na beira do rio”. Evento organizado pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular. 

Durante os quatro dias, a comissão organizadora espera reunir a comunidade participante em volta de uma ampla programação de debates, grupos temáticos, apresentação de trabalhos, além de atividades culturais. 

Os palestrantes/debatedores serão do quadro docente da UFOPA, bem como de pesquisadores e profissionais externos atuantes na área. 

Surgido a partir da necessidade de um fórum para debater os principais assuntos jurídicos e sociais da região, de maneira crítica e teórica, sobretudo em se tratando da região Amazônia, o Festival de Direitos deste ano traz o tema “POR QUE ESTUDAR DIREITO HOJE? Por um Direito achado na beira do rio”. Esta temática tem o objetivo de desmascarar uma das mentiras mais comuns com que se depara o estudante de direito, a de que ele deve primeiro conhecer bem as leis e os costumes da classe, grupos e povos dominantes e só depois, se quiser, tratá-los em mais largas perspectivas, sociológicas, filosóficas e críticas.

Folder/ Ficha de inscrição VI Festival de Direitos