segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Diálogos Insurgentes: Violência Contra Mulher E Lei Maria Da Penha (03-10)

Promovidos pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Popular Cabano, os Diálogos Insurgentes abordarão durante esse ano pontos relacionadas ao tema da Introdução Crítica ao Direito das Mulheres.



O Diálogo do sábado [03.10.2015] será o debate sobre Violência Contra Mulher e Lei Maria Da Penha e terá como referências os textos:

TIMM, Flávia. A violência contra mulheres. In: Introdução crítica ao direito das mulheres. Brasília:

CEAD/UnB, 2011 (Direito Achado na Rua, 5.). MAGALHÃES, Nayara T. A eficácia da Lei Maria da Penha e o acesso à justiça. In: Introdução crítica ao direito das mulheres. Brasília: CEAD/UnB, 2011 (Direito Achado na Rua, 5.).

PEREIRA, Diana M. Família não é lugar de violência: Mulheres construindo um novo direito de família fundado no afeto. In: Introdução crítica ao direito das mulheres. Brasília: CEAD/UnB, 2011 (Direito Achado na Rua, 5.).

Complementar:

TIMM, Flávia; SANTOS, Tatiane N. Impacto Psicossocial da violência. In: Introdução crítica ao direito das mulheres. Brasília: CEAD/UnB, 2011 (Direito Achado na Rua, 5.).

Cartilha “Mulher Vire a página” do GEVID - Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica – Ministério Público - SP. Disponível em http://www.compromissoeatitude.org.br/wp-content/uploads/2013/02/MPSPcartilhaviolenciadomestica2012.pdf

FIGUEIREDO, Karina A. O desafio da garantia dos direitos humanos no contexto da violência sexual contra crianças e adolescentes. In: Introdução crítica ao direito das mulheres. Brasília: CEAD/UnB, 2011 (Direito Achado na Rua, 5.).

VIEIRA, Miriam S. Concepções de Violência Sexual e Direitos das Mulheres: do “Defloramento” ao “Estupro”. Cadernos do LEPAARQ – Textos de Antropologia, Arqueologia e Patrimônio. v. IV, n. 7/8. Pelotas, RS: Editora da UFPEL. Ago/Dez 2007. Disponível em: http://www.periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/viewFile/1195/989

ARAÚJO, Bruna P.; SANTOS, Tatiana N. A Lei Maria da Penha aplicada à lesbofobia. In: Introdução crítica ao direito das mulheres. Brasília: CEAD/UnB, 2011 (Direito Achado na Rua, 5.).

Os textos podem ser encontrados nos seguintes links:





ou podem ser enviados por email, basta que peça o envio encaminhando um email para joaoricardoatm@outlook.com

O Debate ocorrerá na sala H201 do Campus Rondon da UFOPA, no dia 03/10, no horário das 17h.

Esse será o último dos Diálogos antes do evento que anualmente promovemos, o Festival de Direitos, que esse ano, em sua oitava edição, tratará do tema “Introdução Crítica ao Direito das Mulheres: por um direito achado na beira do rio.” 


Não é necessário fazer inscrição prévia, basta comparecer na hora.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Diálogos Insurgentes: Saúde das Mulheres - 26/09/2015

Promovidos pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Popular Cabano, os Diálogos Insurgentes abordarão durante esse ano pontos relacionadas ao tema da Introdução Crítica ao Direito das Mulheres.



O Diálogo do sábado [26.09.2015] será o debate sobre a saúde das mulheres e terá como referências os textos:

SANTOS, Silvéria M. Introdução ao diálogo sobre os direitos reprodutivos. In: Introdução crítica ao direito das mulheres. Brasília: CEAD/UnB, 2011 (Direito Achado na Rua, 5.).
FONSECA, Lívia G. D. A quem ofende a liberdade das mulheres?. Carta Maior, 12 de março de 2014. Disponível em http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Principios-Fundamentais/A-quem-
ofende-aliberdade-das-mulheres-/40/30460. Acesso em 08 de setembro de 2014.
GONÇALVES, Juliana. “Grávida, Pobre e Negra” - Quando a violência e omissão obstétrica matam e parir vira uma questão de coragem. Disponível em: http://blogueirasnegras.org/2014/04/24/gravida-pobre-e-negra-quando-a-violencia-e-omissao-obstetrica-matam-e-parir-virauma-questao-de-coragem/

Complementar: 
AVILA, Maria Betania. Direitos Sexuais e Reprodutivos: desafios para as políticas de saúde. Caderno Saúde Pública, Rio de Janeiro, 19 (Sup. 2), 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v19s2/a27v19s2.pdf
DINIZ, Débora. Objeção de consciência e aborto: direitos e deveres dos médicos na saúde pública. Revista Saúde Pública, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v45n5/2721.pdf
Igualdade para mulheres jovens, idosas e mulheres com deficiência. In: Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Brasília: Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2013. Disponível em:http://www.compromissoeatitude.org.br/wp-ontent/uploads/2012/08/SPM_PNPM_2013.pdf
A Saúde dos Povos Indígenas entre as 1a e 4a Conferências. In: Relatório Final da 4o Conferência Nacional de Saúde Indígena (4. :2006: Rio Quente, GO). Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/Relatorios/relat_final_4CNSI.pdf
Documento Carta aberta: avaliação do Seminário sobre Processo transexualizador no SUS: contra a patologização das identidades trans. Disponível em: http://www.abeh.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=143:pesquisadoresas-lancam-carta-aberta-ao-ministro-da-saude-&catid=39:noticias

Os textos podem ser encontrados nos seguintes links:






ou podem ser enviados por email, basta que peça o envio encaminhando um email para joaoricardoatm@outlook.com

O Debate ocorrerá atrás da biblioteca do Campus Rondon da UFOPA, no dia 26/09, no horário das 17h.

Os Diálogos se estenderão até o começo de outubro e antecederão o evento que anualmente promovemos, o Festival de Direitos, que esse ano, em sua oitava edição, tratará do tema “Introdução Crítica ao Direito das Mulheres: por um direito achado na beira do rio.” 

Não é necessário fazer inscrição prévia, basta comparecer na hora.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Diálogos Insurgentes: O Silêncio das Inocentes - Cine Debate


Promovidos pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Popular Cabano, os Diálogos Insurgentes abordarão durante esse ano pontos relacionadas ao tema da Introdução Crítica ao Direito das Mulheres.

O Diálogo do sábado [27.06.2015] será um cine debate sobre o documentário "Silêncio das Inocentes", dirigido por Ique Gazzola. O evento está marcado para às 16:00h e ocorrerá no Campus Rondon, da UFOPA. 


Os Diálogos se estenderão até o final de setembro e antecederão o evento que anualmente promovemos, o Festival de Direitos, que esse ano, em sua oitava edição, tratará do tema “Introdução Crítica ao Direito das Mulheres: por um direito achado na beira do rio.” 




Não é necessário fazer inscrição prévia, basta comparecer na hora Emoticon smile 


O documentário “Silêncio das Inocentes” mostra como se processa no Brasil a aplicação da Lei nº 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, considerada uma das três leis mais completas do mundo no gênero.

A lei leva o nome da bioquímica e farmacêutica cearense, que ficou paraplégica após ser baleada pelo marido e pai de suas três filhas. Através de vários depoimentos de vítimas e especialistas, o filme apresenta o cotidiano das vitimas de violência doméstica.


Dirigido por Ique Gazzola, o documentário “Silêncio das Inocentes” pretende ampliar a visibilidade desta triste situação enfrentada pelas mulheres, além de promover o debate e a reflexão sobre o tema. A proposta é contribuir para que esse discurso seja fortalecido a fim de ajudar a transformar a realidade. Inédito. 52 min.


Filme discute as ações em prol da defesa das vítimas de violência domésticaFilme discute as ações em prol da defesa das vítimas de violência doméstica


Ano: 2010. Gênero: documentário. Direção: Ique Gazzola.


Classificação indicativa: Livre